Maestro Manuel António Antunes Lemos

111Nasceu a 28 de Junho de 1984, em Azurém, Guimarães.

Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Musical de Pevidém aos 8 anos de idade.

Em 1996 ingressa na Artave (Escola profissional artística do vale do ave) na classe de clarinete do professor Adam Wierzba e posteriormente na classe do professor José Ricardo Freitas. Conclui o Curso de Instrumentista de Sopros com a melhor média de curso, tendo assim o privilégio de tocar a solo com a Orquestra Artave.

Em 2002 ingressa na Licenciatura em Ensino de Música - vertente de Clarinete, na Universidade de Aveiro, integrando a classe do professor Luís Silva.

Desde que começou a estudar clarinete que participou em várias orquestras, entre as quais, Orquestra de Sopros e Sinfónica Artave, Orquestra Bracara Augusta, Orquestra da Universidade de Aveiro, Orquestra Sin Nomine (Lapa) e Orquestra Filarmonia das Beiras.

Com estas formações trabalhou com maestros como António Soares, Fernando Ribeiro, Luís Carvalho, Emílio de César, Roberto Tibiricá, Ernst Schell, Vasco Pierce de Azevedo, António Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros, Rui Pinheiro, entre outros.

Foi membro fundador do Trium Musicae (juntamente com o oboista Leandro Alves e o fagotista Ricardo Ramos) e do grupo de música klezmer Ósmavati.

Em música de câmara trabalhou com Gavin Hill, José Pedro Figueiredo, Hugo Carneiro, Jaime Mota, Jorge Salgado Correia, Roberto Erculiani, Fausto Neves e Luís Carvalho.

Frequentou Masterclasses com os professores Luís Silva, António Saiote, Carlos Alves, Nuno Pinto, António Rosa, Vítor Matos, Etienne Lamaison, Michael Arrignon, Walter Seifarth, Alan Damiens entre outros.

Tocou a solo com a Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria sob a direção de Luís Casalinho, com a Orquestra Artave sob a direção do Maestro Roberto Pérez, com a Orquestra das Beiras sob a direção do maestro Luís Carvalho e com a Orquestra do XI Estágio de Orquestra de Sopros da Guia - Pombal sob a direcção de Jan Wierzba.

Lecionou entre os anos letivos 2010/2011 e 2012/2013 a disciplina de clarinete no Orfeão de Leiria.

Lecionou entre os anos letivos 2012/2013 e 2017/2018, as disciplinas de Clarinete e Orquestra de Sopros na ArtEduca – Conservatório de Vila Nova de Famalicão.

Leciona desde o ano letivo 2008/2009 no Conservatório de Música de Felgueiras a disciplina de clarinete. Foi Maestro da Orquestra de Sopros entre 2009 e 2012.

Leciona desde o ano letivo 2018/2019 a disciplina de clarinete no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Fez cursos de direção com os maestros José Eduardo Gomes, Fernando Marinho e Robert Houlihan, nas bandas da Foz do Douro, Banda de Lagares, Banda de Amarante e Banda Filarmónica Ilhense.

Orientou Masterclasses de Clarinete em Leiria, Aveiro, Barcelos e Guia – Pombal.

É desde 15 de Julho de 2017 o Diretor Artístico e Pedagógico da Sociedade Filarmónica Vermoilense.