Diretor Pedagógico

Paulo Alexandre de Jesus Clemente

 Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade na Sociedade Artística Musical dos Pousos, sob a orientação do Sr. Maestro Joaquim Lopes. Concluiu o Curso de Clarinete no Conservatório de Música de Coimbra nas classes dos professores Nuno Silva, Carlos Alves, Bruno Graça e Osvaldo Lemos. É licenciado pela Escola Superior de Educação de Leiria no Curso de Professores de 1º e 2º Ciclo na variante de Educação Musical. Mestre em Estudos da Criança em Educação Musical pela Universidade do Minho.

Frequentou os cursos de direcção: XXVIII Curso de Regentes de Bandas Filarmónicas organizado pelo INATEL com os Maestros Alberto Roque, José Brito; 2º e 3º Curso de Direcção de Orquestras de Cordas em Óbidos, orientado pelo Maestro Robert Houlihan; Curso de Direcção de Banda realizado na Banda Marcial de Fermentelos, orientado pelo Maestro Robert Houlihan; BASBWE Wind Band Conductor’s Course na Canford Summer School of Music em Inglaterra com os Maestros Timithy Reynish, Baldur Bronnimann e Phillip Scoot e Curso de Direcção de Banda organizado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos com o Maestro Baldur Bronnimann.

Leccionou as disciplinas de História de Música, Forma e Análise e Regência Instrumental na Escola Superior de Educação de Leiria no ano lectivo 2003/2004 e a disciplina de Animação e Criação Musical na Escola Superior de Educação de Torres Novas 2007.

Actualmente lecciona as disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto na Academia de Música de Alcobaça e Expressão Musical na Escola de Formação Social e Rural (Marrazes). É Maestro/Director Pedagógico da Sociedade Filarmónica Vermoilense (Pombal) desde 1997.